Agências do Trabalho/SINE-PE se modernizam para melhor atender ao trabalhador
Sex, 01 de Abril de 2011 08:37

A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), por meio das Agências do Trabalho/SINE-PE está modernizando o seu sistema de atendimento ao público implantando, a partir de maio, o portal MTE Mais Emprego. O novo portal MTE Mais Emprego irá substituir o Sistema de Gestão de Ações de Emprego (SIGAE), que no momento, gerencia as 28 agências do trabalho em todo o Estado.

Em função desta substituição, no período de 4 a 15 de abril equipes das Agências do Trabalho serão treinadas por técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego e capacitadas para utilizar o Sistema Mais Emprego. De acordo com a Secretária Executiva de Trabalho e Qualificação, Angella Mochel durante esses dias de capacitação para não fechar os postos de atendimento, todas as unidades estarão funcionando com o quadro reduzido de funcionários. “Pedimos apenas a compreensão e paciência do trabalhador, pois estamos nos empenhando e buscando cada vez mais a melhoria no atendimento”, explica Angella Mochel.

O MTE Mais Emprego vai permitir ao trabalhador utilizar a maioria dos serviços oferecidos pelas Agências do Trabalho/ SINE-PE como cadastrar-se, atualizar o cadastro, preparar currículo, consultar as vagas disponíveis e permite que o trabalhador seja encaminhado para até três vagas de emprego em um único atendimento, acompanhar o processo seletivo tudo isso sem precisar se deslocar até uma unidade da Agência do Trabalho/SINE-PE, podendo realizar esses serviços na comodidade de sua casa ou em uma lanhouse, pois tudo será resolvido pela Internet.

Esta modernidade trará ao trabalhador uma maior agilidade, facilidade e eficiência nos serviços prestados. Totalmente interativo, o novo sistema é um meio de integração das políticas de trabalho e renda do MTE com a sociedade. Trata-se de um grande banco de dados do trabalhador que vai gerar uma base única em todo o país por meio de integração de informações de todos os Estados, disponibilizadas nas Regionais do Trabalho. Esta integração vai facilitar o acesso do trabalhador e do empregador, pois todos enxergarão as oportunidades de emprego, bem como a oferta de mão-de-obra, ou seja, o trabalhador vai poder concorrer a uma vaga de emprego em qualquer lugar do país e consequentemente o seu perfil também será analisado para as oportunidades de trabalho em todo o país.  

Outra vantagem desta nova ferramenta é que o trabalhador ao dar entrada nas unidades de atendimento, no benefício do seguro desemprego, obrigatoriamente, terá seus dados analisados e o sistema fará uma busca nos registros de oportunidades de emprego compatíveis com o seu perfil. Caso seja encontrado, o encaminhamento é feito de imediato.