Novos Talentos

 

PROJETO COM INSCRIÇÕES ABERTAS

O Projeto Novos Talentos é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Sistema S, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, e do SENAI, SENAC e SEST/SENAT. Durante o ano de 2014, a iniciativa oferecerá 17 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. Serão 8 mil vagas de qualificação de interesse do setor industrial, oferecidas pelo SENAI; 3 mil vagas em cursos de qualificação para ocupações dos setores de Comercio e Serviços, oferecidos pelo SENAC e 2 mil em cursos oferecidos pelo SEST/SENAT para ocupações do setor de transporte. Os cursos têm carga horária de 60h (cursos de aperfeiçoamento) a 400h.

Para os cursos de Aperfeiçoamento, com carga horária inferior a 160h, os alunos deverão comprovar ou assinar declaração que possui experiência na área do curso no momento da matrícula. Em 2014, podem se inscrever e realizar um curso de Qualificação (acima de 160h) ou dois cursos de Aperfeiçoamento (inferior a 160h).

Cursos Técnicos:

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) informa que as inscrições para os cursos técnicos do Programa Novos Talentos são abertas sempre nas segundas-feiras, às 8h, de acordo com cronograma, e seguem até o preenchimento das vagas oferecidas. Salientamos que para o ingresso e efetivação de matrícula será necessário o ensino médio completo. A STQE informa ainda que a velocidade de preenchimento das vagas se deve ao fato da grande procura no mercado dos cursos em questão.

Público-Alvo:

Jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, com Ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª série. Serão também contemplados os públicos do programa Governo Presente, da Fundação Terra, da Secretaria da Mulher, além de turmas formadas pela Secretaria Executiva de Ressocialização.


Metas do Projeto:

Qualificação de 13 mil jovens, através de cursos promovidos pelo Sistema S, em diversos municípios do Estado.


Cronograma:

O Projeto Novos Talentos 2014 é trimestral. Neste primeiro trimestre, o SENAI disponibilizará 1956 vagas, divididas em 116 turmas. Serão beneficiados 14 Municípios: Arcoverde, Belém de São Francisco, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Dormentes, Garanhuns, Lagoa Grande, Paulista, Petrolina, Recife, São Lourenço, Paulista, Serra Talhada e Triunfo.

 

O SENAC abrirá 95 turmas, totalizando 2022 vagas. Ao todo, 25 cidades serão contempladas: Águas Belas, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Cabo de Santo Agostinho, Canhotinho, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Passira, Paulista, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, São Bento do Uma, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira e Vitória de Santo Antão.

 

Já o SEST/SENAT desenvolverá seus cursos ainda no 1º trimestre de 2014. Serão 2 mil vagas gratuitas de Cursos de Qualificação Profissional Básica, em 80 Municípios para os cursos de Motorista de Transporte Coletivo de Passageiros e Turismo, Motorista de Transporte Rodoviário de Cargas.

 

O processo de inscrição para o Projeto Novos Talentos é realizado da seguinte forma: o canditado se inscreve nos cursos de forma on-line, através do link http://sistemas.stqe.pe.gov.br/inscricao. Já no ato da matrícula, o candidato deve apresentar comprovante de escolaridade, comprovante de residência, RG e CPF, sendo necessário, ainda, uma declaração de próprio punho, comprovando situação de baixa renda.

 

Confira os cronogramas do Projeto Novos Talentos 2014:

 

Cronogramas 3º Trimestre 2014 Novos Talentos SENAC, SENAI:

 

Cronogramas 2º Trimestre 2014 Novos Talentos SENAC, SENAI, SEST/SENAT:

 

Cronogramas 1º Trimestre 2014 Novos Talentos SENAC, SENAI, SEST/SENAT:

 

Relação de Inscritos e Aptos à Matrícula: